Histats

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Olhar 54





Olhar 54
                                                      Fernanda Figueiredo.


Brasília não há montanhas, morros
É abstrato,
Lugar onde a solidão se aloca
É Luz, raio de sol, véus e cores
De palácios, sem amores
Horizonte perdido... Infinito
Sem multidões...

Brasília não há mar
É um longo traçado
Oriental, azul celestial, horizontal
De momentos áureos, da aurora,
da saudade que assola

Brasília é cheia de poetas
com vontade de tombar o céu
É milagre das tribos, dos sonhos
É festa, contemplação.

Brasília não tem muros, muralhas
Cidade aberta,lua de prata
Docinho do céu, jorra mel, água boa
É verde, cipó, cinza, retorcida
Brasília, a bela da tarde,
sem nuvens.


Orgulho de Brasília







Faixa de pedestre é orgulho dos moradores de Brasília, entretanto, ultimamente, há falta de respeito do motorista para com o pedestre. O motorista quando resolve parar não espera o pedestre chegar do outro lado, arranca o carro com velocidade. Falta campanha de educação. 

Muita gente vem morar na cidade e acha que Brasília é terra de ninguém. Nana-nina-não! Tudo que se conquista aqui é fruto de luta, as pessoas aqui exercem  sua cidadania. 

Estender nossa mão é mais que um gesto simbólico. Significa dizer que não importa quem está no volante, se é ministro, general, juiz. A autoridade que for terá que parar para o operário, para doméstica, para o cidadão de qualquer profissão. Vamos continuar cobrando campanhas de educação para o motorista  e pedestre. Necessário melhoramento na visualização das faixas, na tentativa de se evitar as mortes que  acontecem. Infelizmente.

A faixa de pedestre é uma conquista dos cidadãos desta cidade. São  anos de uso da faixa de pedestre. Orgulho nacional. Na verdade, muitos a elogiam e parecem nem acreditar com tanta civilização. Vamos continuar civilizados? 




segunda-feira, 14 de abril de 2014

Erva do Oriente...


A asafoétida (foto) é um complemento para pratos de feijão que ajuda a evitar gases. Muito usado  na culinária ayurvédica. É bem caro e cheiro nada agradável, mas resolve o problema.

Certas especiarias foram relatadas para neutralizar a produção de gases intestinais, mais notavelmente o cominho intimamente relacionado, coentro, alcaravia e outros, como ajwain, açafrão, asafoetida (Hing), epazote e alga kombu (alga marinha japonesa).

A maioria dos amidos, incluindo batatas, milho, macarrão e trigo, produz gás como eles são discriminados no intestino grosso. O arroz é o amido único que não causa gás.

Probióticos (iogurte ao vivo, kefir, etc.) são a reputação de reduzir flatulência quando usado para restaurar o equilíbrio para a flora intestinal normal. Iogurte (bioativos) ao vivo contém, entre outras bactérias lácticas, cmLactobacillus acidophilus', que pode ser útil na redução da flatulência.

Asafoetida é uma erva  de forte cheiro nativo do Oriente Médio que a maioria das pessoas quer amar ou odiar. A diferença de opinião torna-se evidente em seus dois nomes comuns: do diabo estrume e alimentos dos deuses. O sabor incomum de asafoetida moído em pó marrom-, é mais popular em pratos indianos.

Armazenar asafoetida em recipientes selados, como tem um poderoso enxofre e cheiro de cebola podre que pode escoar rapidamente outros alimentos ou afetar permanentemente o cheiro de sua geladeira ou armários de cozinha. Asafoetida solo ou bloco vai durar 1 ou 2 anos se armazenado em um local seco e escuro. Uma vez cozido, o fedor pungente de spice dissipa e é transformado em um delicioso sabor de cebola e alho.(reprodução)

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Portaria da Anvisa parece uma receita da patalógica


Permite  pelos de ratos, até cinco insetos, ácaros...

Salagadula, mexicabula, bibidi-bobodi-bu
Junte isso tudo e teremos então
Bibidi-Bobodi, Bibidi-Bobodi, Bibidi-Bobdi-Bu



A Anvisa permite pelo de rato em alguns produtos: "os chocolates podem conter até 10 fragmentos de insetos em 100g do alimento. No caso de pelo de roedor, a ANVISA permite 1 em cada 100g" 
Os fragmentos de insetos -menos de baratas, formigas e moscas- e pelos de rato, são aceitos em produtos como geleia e achocolatados. A definição de limites de tolerância para produtos de tomate considerou a análise de cerca de 7.000 amostras: 12% tinham pelo de roedor. O limite estabelecido pela Anvisa é de um fragmento de pelo a cada 100 gramas. A medida estabelece o limite tolerável de “matérias estranhas” em frutas, farinhas, chás, cafés e achocolatados. Por exemplo: catchup, molho, purê, polpa e extrato de tomate podem ter até 10 pedaços de insetos para cada 100g.As frutas desidratadas não escaparam. O limite máximo para pedaços de insetos é de 25 para 25g. Nas geleias de frutas, uma embalagem de 100g não pode ter mais do que 25 fragmentos de insetos.

Achou que é brincadeira? Baixe na internet  essa  portaria.