No carnaval maranhense sobrevive uma tradicional brincadeira: A CASINHA DA ROÇA. Foi na década de 40, que alguns foliões, pegaram um caminhão e na carroceria, eles recriaram o cenário de uma casa típica do interior do Maranhão. Toda de palha.
A casa da roça é toda decorada com chita e enfeites típicos, fogareiro, lamparinas, redes, cestos, balaios, peneiras, abanos, panelas de alumínio, e outros utensílios domésticos da região. Afora isso, não pode faltar à boa farinha e uma providencial cachaça.
Para completar o ambiente da casinha da roça, sobem no caminhão as mulheres do Tambor de Crioula, que começam a rodopiar, ao som dos pandeiros, com suas coloridas saias, colares, perfumes e flores no cabelo. Em algumas ocasiões são transportadas as quebradeiras de coco, as mulheres arriscam a peneirar arroz, oferecem o arroz de cuxá, preparam um café, como se estivessem em casa, recebendo os foliões, na maior cantoria. Está pronta à festa popular.
O caminhão se desloca pelas ruas bem devagar. Os brincantes descem do carro e animam quem acompanha a tradicional brincadeira, peculiar do estado do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário