Fotos Fernanda Figueiredo
Ao longo de décadas, a despoluição da Baia de Guanabara foi um desejo dos ambientalistas e dos moradores do Rio de Janeiro. Foram anos de descaso do Poder Público, com inúmeros projetos, recursos internacionais, intenções mirabolantes e nada... "Tudo como dantes, no castelo de Abrantes..."
Agora, espera-se que o governo do estado que assumiu o compromisso de reduzir em 80%, a poluição das suas águas até os Jogos Olímpicos 2016 concretize esse projeto. São toneladas de esgoto doméstico e industrial despejados, diariamente nas águas da Guanabara.
Uma das maiores poluidoras é a Refinaria Duque de Caxias na Baixada Fluminense.
Na tentativa de amenizar a situação, há atitudes isoladas de ambientalistas de se evitar uma piora nessa degradação ambiental. Na verdade, a Baía de Guanabara, cartão postal, é uma grande lixeira.
Na década internacional da água, é importante que os Municípios do estado, tenham maior cuidado com os seus trinta e cinco rios, evitando-se que as diversas poluições, o lixo, deságuem na Bacia hidrográfica.
Durante anos da minha vida fiz,quase diariamente, a travessia da Baia de Guanabara na barca que faz a rota Rio-Niterói, e, sempre tive esse desejo de ambientalista de navegar sobre águas translúcidas da Guanabara e cantar Jobim:
"Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário