Walden ou A Vida nos Bosques é uma autobiografia do escritor transcendentalista Henry David Thoreau. A obra é considerada, simultaneamente, como uma declaração de independência pessoal, uma experiência social, uma viagem de descoberta espiritual e um manual para a autossuficiência.
pt.wikipedia.org
Henry David Thoreau, poeta, agrônomo, filósofo, escritor, professor, naturista e ensaísta, nasceu em 12 de julho de 1817, na cidade de Concord, estado de Massachusetts, nos EUA.
Em 1845, optou por viver dois anos no meio da floresta, longe da civilização, em uma cabana construída por ele próprio, às margens de um lago chamado Walden, onde passava dias caminhando por entre bosques, estudando a fauna e a flora.
Essa experiência foi relatada no livro “Walden, or life in the Woods” (Waden, a vida na floresta), que se tornou uma referência sobre a vida selvagem e um clássico da literatura americana.
Em 1849, Thoreau escreveu o ensaio “ A Desobediência Civil”, onde prega que todo homem tem o direito de desobedecer a uma lei, caso ela transgredisse a outra superior, moral, natural e, principalmente fundamental do homem. A partir daí, dedicou-se ao ativismo político. Seu pensamento liberal foi muito influenciado por Jean-Jacques Rousseau, uma das figuras mais marcantes do iluminismo francês e autor do livro “O Contrato Social”, que inspirou a Revolução Francesa.
Resumo do texto de Alexandre Salum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário