Reprodução do site do JBRJ
Em 20 de maio de 2011, visita da Rainha Silvia da Suécia, ao JBRJ. Na foto, Álvaro e Vera Aguiar (primos da rainha), Walther Sommerlath (irmão da rainha), a rainha Silvia e o presidente do JBRJ, Liszt Vieira.
Liszt Vieira é o vencedor do prêmio Faz Diferença-categoria Rio, por sua atuação em defesa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sobretudo, em razão da tentativa de solucionar a questão fundiária que envolve o JBRJ, imbróglio, que se arrasta há anos.
Liszt receberá o prêmio do Jornal O Globo em março de 2013. Ambientalista renomado foi eleito deputado pelo estado do Rio de Janeiro em 1982, com bandeiras políticas em defesa dos direitos das “minorias” e um discurso novo ao falar de ecologia política. Inseriu temas importantes que hoje fazem parte do cotidiano das pessoas.
Advogado foi preso, torturado e banido do País. Foi Pesquisador Visitante da Universidade de Columbia em Nova Iorque (1997/1998). Ministrou curso de Política Ambiental na Pós-Graduação de Ciência Ambiental da UFF (2000/2001) é também, Professor de Sociologia da PUC rio.
É doutor em Sociologia pelo IUPERJ e autor dos seguintes livros: Cidadania e Globalização (1997), Os Argonautas da Cidadania (2001); na área ambiental, publicou Fragmentos de um Discurso Ecológico (1990), Ecologia: Direito do Cidadão (1993) e Cidadania e Política Ambiental (1998), em coautoria. Em 2008 publicou a Busca: Memórias da Resistência.
Parabéns!
Parabéns!