Histats

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Presidente do JBRJ é o vencedor do Prêmio Faz a Diferença.

                                                                                 Reprodução do site do JBRJ

Em 20 de maio de 2011, visita da Rainha Silvia da Suécia, ao JBRJ. Na foto, Álvaro e Vera Aguiar (primos da rainha), Walther Sommerlath (irmão da rainha), a rainha Silvia e o presidente do JBRJ, Liszt Vieira.


Liszt Vieira é o vencedor do prêmio Faz Diferença-categoria Rio, por sua atuação em defesa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, sobretudo, em razão da tentativa de  solucionar a questão fundiária que envolve o JBRJ, imbróglio, que se arrasta há anos.

Liszt receberá o prêmio do Jornal O Globo em março de 2013. Ambientalista renomado foi eleito deputado pelo estado do Rio de Janeiro em 1982, com bandeiras políticas em defesa dos direitos das “minorias” e um discurso novo ao falar de ecologia política. Inseriu temas importantes que hoje fazem parte do cotidiano das pessoas.

Advogado foi preso, torturado e banido do País. Foi Pesquisador Visitante da Universidade de Columbia em Nova Iorque (1997/1998). Ministrou curso de Política Ambiental na Pós-Graduação de Ciência Ambiental da UFF (2000/2001) é também, Professor de Sociologia da PUC rio. 

É doutor em Sociologia pelo IUPERJ e autor dos seguintes livros: Cidadania e Globalização (1997), Os Argonautas da Cidadania (2001); na área ambiental, publicou Fragmentos de um Discurso Ecológico (1990), Ecologia: Direito do Cidadão (1993) e Cidadania e Política Ambiental (1998), em coautoria. Em 2008 publicou a Busca: Memórias da Resistência.

Parabéns!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Conheço um lugar...São Thomé das Letras-MG



                                                 São Thomé das Letras - Minas Gerais

Localizada no estado de  Minas Gerais, São Thomé das Letras  é considerada uma das cidades mais altas do País, situada no meio das montanhas. Com muitas construções de pedras. Cidade turística, mística, possui muitas cachoeiras. É conhecida, também, por abrigar muitos hippies dos anos 70. No entanto, o que mais me impressionou foi o céu estrelado.Nunca vi nada igual. Vale conferir!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Carnaval à vista!

Da série recordar é viver!

Blocos da minha vida...
Em 1987, surgiu a ideia liderada por Turíbio Santos, de festejar o centenário de Villa-Lobos, com a reedição do Bloco SÔDADE DO CORDÃO, que ensaiava em Botafogo, Rio de Janeiro. Para relembrar os antigos carnavais e reviver o Sôdade do Cordão de 1940.
No livro de Ermelinda A. Paz intitulado “Sôdade do Cordão” pude reviver e ter a grata satisfação de encontrar meu nome como uma das participantes e  algumas amigas, como a Débora, Márcia e Dora. Teve também o apoio de personalidades como o saudoso Mário Lago. E também o Sérgio Cabral, Albino Pinheiro, participação de músicos como o saudoso Paulo Moura, e também desfilaram Wagner Tiso, Macalé, Martinho da Vila.
Lembro  que me chamou a atenção o passista que estava no abre-alas. Na época, ainda não era conhecido nacionalmente: Nada menos que o Carlinhos de Jesus. (foto  abaixo)
                                                                   Fotos do livro Sôdade do Cordão
No livro da Ermelinda Paz consta a  relação das participantes do SÔDADE DO CORDÃO em 1987:
Anna, Ana Alice Pinto, Ana Maria Quintanilha Drumond, Carmen Lent, Débora A. Valente, Edilea Nascimento, Fernanda Rachel Costa Figueiredo, Heloísa, Jan Lira,Lisa Laureano, Karina Pinto, Lucia Maria Sobral Duarte, Márcia França, Maria Auxiliadora Ramos Moretti e Maria Cristina Fernandes, entre outras.



 
Foi uma honra ter saído na  reedição do bloco criado por Villa-Lobos, grande compositor brasileiro, homenageado por Turíbio Santos .



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Brasília mística


 Brasília mística:

“Dom Bosco sonhou que entre os paralelos 15º e 20º graus, havia uma enseada bastante extensa e bastante larga, partindo de um ponto onde se formava um lago...” Nessa terra, conforme a visão de Dom Bosco, surgiria uma grande civilização, na qual jorraria leite e mel.

A construção de Brasília sempre foi cercada de misticismo.De fato, alguns livros publicados que afirmam que JK seria a reencarnação do Faraó Akhenaton. Brasília, tem muitas construções em formato de pirâmide. Abaixo, encontrei alguns exemplos místicos.

                                                                   asa sul
                                                                  LBV


                                                         CEB-ASA NORTE


                                                       praça  de cristais- setor militar

                                                                Igreja Messiânica




domingo, 13 de janeiro de 2013

Eu fui...Rock in Rio-1985



Eu fui... No Rock in Rio 1985, guardei esse ingresso do primeiro e inesquecível. Com as bandas sensacionais do Rock Nacional e estrelas internacionais. O  primeiro a gente nunca esquece. É Rock, bebê! 

Pensamento do dia...Miró







terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Chico Folia



Acontece em São Luís, o tradicional evento “Chico Folia,” promovido na residência da Lídia -localizada na praia do Olho D’água. Trata-se de uma justa homenagem ao nosso querido Chico Buarque. Lídia é fã incondicional do artista. Todos os anos, ela  abre sua residência para amigos/fãs do compositor embalados ao som das mais   belas canções.


Aproveito, para postar o autografo do Chico Buarque que consegui com toda atenção e carinho, no dia do jogo de futebol do seu time,em frente, no Hotel Glória,  Rio de Janeiro. 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

São Luís



Fernanda Figueiredo 

São Luís 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


São Luís é uma ilha
conhecida como ilha do amor
Cidade dos azulejos
Patrimônio  Cultural da Humanidade
Fundada por franceses
"Le petit ville aux palais de porcelaine."

Atenas Brasileira 
Capital do reggae
São Luís de rica cultura
do bumba-Meu-Boi e do Tambor de Crioula 

Do camarão, caranguejo e da peixada dourada 


São Luís dos poetas
das ladeiras
do calor amazônico,
do guaraná rosa.
São Luís é puro sal,
Fantasia...

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Poesia de papel























Poesia de Papel   
                  
                                               Fernanda Figueiredo

Hoje,
rasguei seus sonhos
que estavam no papel.
Hoje,
quis ter um amante
ganhar  calcinhas rendadas
e brincos que não fossem de marfim.

Escrever
uma poesia no papel higiênico
ou apenas,
inventar uma loucura, assim...
Hoje, 
Apenas... Hoje,
pus-me a expressar o meu desejo
e fazer de conta o que não se encontra
jamais... 

Apenas,
com os pés na areia
ao som do vento
e a esperança de reencontrá-lo...

E deixar o meu desejo
ao  doce duelo das ondas, 
a sensação  da água
que deflui do meu corpo 
como quem não quer nada....
Só hoje...