Histats

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Rumo à estação Rio Doce

Peguei o trem de BH para visualizar o Rio Doce (já que não tenho um drone para mapear toda extensão...). O trem não é propriamente para turistas. Ele transporta passageiros,ou seja, moradores da região–diariamente- cortando as montanhas de Minas Gerais até o Espírito Santo.

O trem é da Companhia Vale do Rio Doce, empresa consorciada - envolvida nessa tragédia ambiental do Rio Doce.

Da janela do trem é possível fotografar o rio. Estas localidades fazem parte da Bacia do Rio Doce – São 15 estações nesse trecho BH-Vitória.

Em Colatina, no Espírito Santo, cheguei mais perto do Rio Doce e pude fotografá-lo de um ângulo bem favorável. (depois publicarei essas  fotos de Colatina-ES), onde soube que a Fundação Renova - que faz ações compensatórias via Samarco-alertou que o rio continua com elevado índice de metais, como alumínio e ferro. O quadro continua dramático, principalmente, nesse avanço da lama ao mar. Na praia de Regência (ES) continua proibida à pesca.

Há uma parceria da Fundação Renova com o Instituto Terra- do fotógrafo  Sebastião Salgado para proteção das nascentes. 

O Rio Doce possui 101 afluentes.

O trem:












As Paisagens da janela panorâmica:










Fotos Fernanda Figueiredo


O Rio doce...















O Brasil vai sediar o Fórum Mundial da Água em 2018,ou seja,que belo cartão de visitas...! Claro, ironia...Foi triste presenciar  a agonia deste rio...


     

Deixei meu coração na curva do rio...
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário